domingo, 8 de maio de 2011

Viseu, IV Jornadas Nacionais e III Internacionais de Mergulho

            Realizaram-se em Viseu nos dias 07 e 08 de Maio, as 4.as Jornadas Nacionais e 3.as Internacionais de Mergulho, organizadas pelos Bombeiros V. de Viseu, com o apoio e colaboração de várias entidades, entre elas, a Escola Nacional de Bombeiros, a Escola de Mergulhadores da Armada, o INEM e a Unidade de Medicina hiperbárica do Hospital Pedro Hispano de Matosinhos.
            Realizadas com um elevadíssimo grau de qualidade e profissionalismo, estas Jornadas formativas são, desde a sua primeira edição em 2005, a principal referência formativa no género, constituindo uma enorme mais-valia para o desempenho das missões atribuídas aos Bombeiros Mergulhadores.
          No Sábado, na vertente teórica das jornadas, foram debatidos temas como o “Socorro e transporte de Mergulhador acidentado”; o “Resgate e assistência ao Mergulhador acidentado”; o “Socorro pré-hospital do Mergulhador acidentado”; o “Barotrauma e transporte de Mergulhador acidentado”, o “Testemunho de mergulhador acidentado”, as “Alterações na legislação de condução de embarcações” e os “Aspectos médico-legais”.
         Foi ainda efectuada a abordagem destes temas, a nível internacional, com a participação dos Bombeiros de Salamanca e um representante da Marinha Americana.
         Com um painel constituído por reputados membros, ninguém ficou indiferente ao testemunho apresentado por Jorge Marques, que conseguiu emocionar a plateia, sendo ovacionado de pé, quando partilhou com a assistência a sua experiência de vida, antes, durante e após o grave acidente de mergulho que sofreu e que numa fase inicial o deixou paraplégico.
        Também, o representante da Marinha Americana brindou a assistência com um pouco do seu saber, tendo saltado a vista o seu método inovador (pelo menos para nós) de cativar e prender a atenção da plateia.
         No Domingo na Barragem de Calde, dezenas de bombeiros mergulhadores participaram na vertente prática, percorrendo um circuito subaquático de cerca de 600m. No circuito montado foi possível aos Mergulhadores contactar “in loco” com variadíssimo material de busca e resgate (globos elevadores, poitas, cabos, macas de resgate, etc…). Os mergulhadores tiveram ainda a possibilidade de entrar e sair de um silo e de um autocarro submersos; de passar pelo interior de dois túneis montados no local e ver um avião, torpedos e alguns carros submersos.
         O Exercício prático teve a supervisão da Escola de Mergulhadores da Armada e o apoio do INEM. Em alerta ficou ainda o Hospital de São Teotónio em Viseu e a unidade de medicina hiperbárica do Hospital Pedro Hispano em Matosinhos.
         No final do Mergulho, todos os presentes puderam ver e apreciar o exercício de simulação de um salvamento multi-vitimas na água. Com a actuação da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos), foi possível assistir ao salvamento de 12 vítimas da água, através dos Recuperadores-Salvadores apoiados por 2 Helicópteros, um “Alouette” e um “Kamov”.
Nas jornadas estiveram 5 Mergulhadores dos Bombeiros Municipais de Tomar, que assim puderam enriquecer os seus conhecimentos na área, para os colocar ao serviço da população.








 
 


 

 


 













































































4 comentários:

  1. Companheiro, as jornadas iniciaram-se em 2005 e não em 2003 como anunciaste no inicio da publicação.

    Abraço

    MM

    ResponderEliminar
  2. Tens razão Marco. Foi uma gafe. Está corrigido.
    Obrigado Companheiro.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Sr.Paulo Silva.
    Apos ter visto as suas fotos no seu blog e que devo dizer estarem excelentes o portal www.bombeiros.pt gostaria de saber se estava interessado em partilha-las conosco que serão colocadas devidamente identificadas com o nome do autor.

    saudosos cumprimentos
    Antonio José Pina

    ResponderEliminar
  4. Boas! Gostaria de poder saber mais sobre o aparelho FIAT G.91 que se vê nas imagens. Alguém sabe a sua história, quando foi aqui colocado? Ele está cheio de detritos mas, será que se consegue ver na fuselagem a sua numeração? Agradeço a V. ajuda e resposta. Cumprimentos. Rui Ferreira [a7pcorsair@yahoo.com]

    ResponderEliminar